segunda-feira, 25 de junho de 2012

Construção do meu Ylê Axé!!!

Começou assim: Eu comprei um espaço para montar minha casa de Axé e este vídeo como vocês podem ver foi a reforma deste espaço! Demorei 7 dias mas valeu a pena porque no final foi linda a festa da Oxum de minha esposa!
 Os filhos de Oxaguiã não param talvez porque oxaguiã não goste de preguiça, estou sempre reformando ou construindo algo! Em constante movimentação! Parar jamais! Meu mais recente projeto é um poço que estou terminando! Então esta lenda de Ajagunã tem tudo haver comigo e espero que vocês gostem!


AJAGUNÃ DESTRÓI PALÁCIOS PARA O POVO TRABALHAR!!!
 

Ajagunã, o filho guerreiro de Oxalá, andava junto com Ogum fazendo a guerra. Onde Ogum destruía uma cidade, Ajagunã construía outra maior e mais próspera. Conquistavam para seu povo todos os campos de inhame e todas as riquezas em ouro e escravos.
O jovem Oxalá não tinha descanso, estava sempre provocando novas situações, obrigando todo mundo a trabalhar e progredir. Onde a paz resultava em calmaria e preguiça ele provocava a discórdia e o movimento, ninguém podia se acomodar na presença de Ajagunã.
Um dia, entre uma batalha e outra, Ajagunã foi à cidade de Ogum em busca de munição. Lá chegando, viu que o povo festejava. Tinham acabado a construção de um palácio novo, que ofereciam para o seu rei Ogum. A eles perguntou Ajagunã:
"Que fazeis agora que o palácio está feito?" Responderam eles: "Descansamos de nosso feito. Festejamos". Disse Ajagunã: "Vosso rei está em guerra e tardará. Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor. Um palácio mais belo e resistente, do qual ele haverá de mais se orgulhar". E tocou a parede do palácio com sua espada e o palácio ruiu.
Ajagunã voltou para a guerra e quando, de outra feita, à cidade retornou, lá estava o palácio refeito, maior, mais imponente, mais bonito. Ao povo que comemorava com festas a conclusão da nova fortaleza de Ogum, perguntou Oxalá Ajagunã: "Que fazeis agora que o palácio está feito?" Responderam eles: "Descansamos do nosso feito. Festejamos". Disse Ajagunã: "Vosso rei está em guerra e tardará. Aproveitai o tempo e fazei um trabalho melhor. Um palácio mais belo e resistente, do qual ele haverá de se orgulhar". E derrubou o palácio de novo. E tantas vezes isso se repetiu que os habitantes daquela cidade se transformaram num povo de grandes construtores e sua engenharia é reconhecida até os dias de hoje. E tudo porque Ajagunã não gosta de ver ninguém parado.

2 comentários:

  1. Daniel,
    Agradeço pela visita ao meu Blog!!!
    Agora também sou seguidora do seu blog!!!
    Enviei-lhe hoje um e-mail, espero que goste!
    Bjs com axé para vc e sua família!
    Da amiga,
    Rosana Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Seja bem vinda Rosana! Muito axé!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...