Idioma
Falado principalmente na Nigéria, o idioma
yorubá é complexo e arraigado em tradições. É o segundo maior idioma da
Nigéria, é falado em várias seitas difundidas pelo mundo, entre estes
estão a República do Benin, Cuba, Brasil, Trinidad, e Estados Unidos.
A origem deste idioma é obscura, e não
existe nenhuma evidencia conclusiva provando onde exatamente se
originou. A quem diga que o idioma yorubá provém dos Egípcios, a
centenas de anos atrás, evidenciados no fato de que um vasto número de
palavras yorubás serem bem parecidas com as Egípcias, porém realmente,
não existe nenhuma explicação formal de como surgiu o idioma na Nigéria.
Os Yorubás
Os Yorubás são um dos mais importantes
grupos étnicos da Nigéria, apreciam uma história e cultura muito rica.
Existem várias teorias sobre a origem do povo yorubá, estas informações
se agrupam cuidadosamente nas declarações via tradição oral.
Este povo parece ter se originado de
Lamurudu, um dos reis de Mecca (na atual Arábia Saudita). Lamurudu teve
um filho chamado Oduduwa, que é amplamente conhecido como o fundador das
tribos yorubás. Durante o reinado de seu pai, Oduduwa era muito
influente a atraiu vários seguidores, transformou as mesquitas, em
templos para a adoração de ídolos, com a ajuda de um sacerdote chamado
Asara.
Asara teve um filho, Braima, que foi educado como muçulmano, e se ressentiu da adoração obrigada de ídolos.
Por influência de Oduduwa, todos os homens
da cidade, eram ordenados em uma expedição de caça, que durava três
dias, em preparação para honra e culto de seus deuses. Braima aproveitou
a oportunidade da ausência dos homens e tomou a cidade. Ele destruiu
tudo, inclusive os ídolos, deixando um machado no pescoço do ídolo mais
importante. Na volta da expedição, se deram com a cidade destruída, e
foram atrás de Braima para queimá-lo vivo. Neste momento começou uma
revolta que desencadeou uma guerra civil.
Lamurudu foi morto e seus filhos expulsos de
Mecca. Oduduwa e seus seguidores conseguiram escapar, com dois ídolos,
para ilé-ifẹ̀ (ainda ilé-ifẹ̀ na Nigéria moderna). Oduduwa e seus filhos
juraram se vingar; mas Oduduwa morreu em ilé-ifẹ̀, antes de ser
poderoso suficiente para lutar contra os muçulmanos de seu país. Seu
primogênito Okanbi, comumente chamado de Idekoseroke, também morreu em
ilé-ifẹ̀. Oduduwa deixou sete príncipes e princesas. Destes
originaram-se várias tribos yorubás. A primeira era uma princesa que se
casou com um sacerdote e se tornou mãe de Olowu, que se tornou rei de
Egbá. A segunda princesa se tornou mãe de Alaketu, progenitor do povo de
ketu; o terceiro se tornou rei do povo de Benin; o quarto Orangun, se
tornou rei de Ila; o quinto Onisabe se tornou rei de Savé, e o sexto se
tornou rei dos Popos. O sétimo e último a nascer era Oranyan (Òrànmíyàn)
(odede), que se tornou progenitor dos yorubás; ele era o mais jovem,
mas eventualmente se tornou o mais rico. Ele construiu a cidade de Ọyọ
Ajaka, hoje Ọyọ.
De ilé-ifẹ̀, os descendentes de Oduduwa
espalharam-se por outras zonas da região yorubá; entre os estados que
fundaram estão Ijesha (Ijexá), Ekiti e Ondo a leste; ketu, Sabe e Egbado
a oeste; Ọyọ a norte, e Ijebu a sul.
Oranyan, fundou a dinastia de Ọyọ, que veio a
ser o mais conhecido dos estados yorubás, em virtude de seu domínio
político-militar sobre grande parte do sudoeste da Nigéria e da área que
é hoje a República de Benin. Estas estruturas políticas e militares tem
sido muitas vezes citadas como modelos de organização, onde figurava o
Aláàfin ou rei, considerado como um chefe cuja posição na terra era
comparável à do ser Supremo no Paraíso. O Aláàfin governava com a ajuda
de seus poderosos conselheiros, os Ọyọ Mesi, que eram numericamente sete
e que tinham também a seu cargo a escolha do novo Aláàfin, de entre os
filhos do rei anterior. O chefe dos Ọyọ Mesi, o Basorun, tinha como
funções às de chefe de estado e de conselheiro principal do Aláàfin,
enquanto que o exército de Ọyọ era chefiado durante uma guerra por um
grupo de nobres conhecidos por Eso, o chefe dos quais era o
Are-Onakakanfo ou o generalíssimo do exército.
- Odùdúwà - Fundador da cultura Afro - 2000 a 1800 A.C.
- Okanbi - 1º Aláàfin de Ọyọ – 1700 a 1600 A.C.
- Ọ̀rànmíyàn 2º Aláàfin de Ọyọ – 1600 a 1500 A.C.
- Ajaká - 3º Aláàfin de Ọyọ – 1500 a 1450 A.C.
- Xangô - 4º Aláàfin de Ọyọ - 1450 a 1436 A.C.
- Ajaká - 5º Aláàfin de Ọyọ - 1436 a 1370 A.C.
- Aganju - 6º Aláàfin de Ọyọ – 1370 a 1290 A.C.
- Kori - 7º Construção de ede/Osogbo
- Oluaso
- Onigboni
- Afiran - Construção de Saki
- Eguoju - Construção de Igboho
- Orompoto
- Ajiboyede
- Abipa - Reconstrução de Ọyọ
- Obalokun
- Ajagbo
- Odarawu
- Kanran
- Jayin
- Ayibi
Nos dias de hoje, o rei (Ọba ou Oòni) de
ilé-ifẹ̀, seria como o Papa negro, é o homem que representa toda cultura
negra iniciada por Oduduwa. É o líder espiritual da cultura yorubana,
sua coroa representa a autoridade dos Obás. Todos os demais Obás (reis)
dependem e curvam-se a seus conselhos. Em seu palácio em ilé-ifẹ̀ estão
guardados os oráculos oficiais de Oduduwa, fundador de ilé-ifẹ̀ e bisavô
de Xangô. Presume-se que Oduduwa tenha vivido de 2.180 a 1800 A.C.
Mistérios de Odùdúwà
Ọpa Ọ̀rànyàn
A mais conhecida de todas as peças
arqueológicas encontradas até hoje, relacionada com a veneranda figura
de Odùdúwà, o ancestral da raça negra, é a Ọpa Ọ̀rànyàn (monolito de
Ọ̀rànmíyàn), que se supõe ser o túmulo do herói. Em forma de obelisco,
nitidamente de inspiração fenícia, o monólito tem uma inscrição formada
por palavras da Cabala hebraica, que parecem confirmar todas as lendas e
mitos em torno da origem de Odùdúwà e sua ligação com os lemurianos.
Estão gravadas na pedra as seguintes palavras: Yod, Resh, Vo, Beth,
Aleph, cuja tradução seria: A divindade (Yod) por ordem da Unidade
Psíquica do ser (Resh) deu origem (Vo) ao movimento da luz (Beth),
objeto central de estabilidade coletiva do Homem (Aleph).
Assim, os símbolos Yod e Resh comporiam as
letras YOR; o símbolo VO, a letra U; o símbolo Beth, a letra B; e o
símbolo Aleph, a letra A.
Y | OR | U | B | A |
Yod |
Resh |
Waw |
Beth |
Aleph |
Ao mesmo tempo em que se chega a uma origem
cabalística da palavra Yorubá, a inscrição é uma profecia sobre a
implantação do Império Ioruba por Nimrod/Odùdúwà. “ A divindade…
(Odùdúwà), por ordem da Unidade Psíquica do Ser… (Deus), deu origem ao
movimento da Luz… (o movimento migratório da raça numa missão
religiosa), objeto central de estabilidade coletiva do Homem (a fundação
da antiga cidade de Ilé – Ifé, berço da cultura Yorubá).
Esta tese é defendida por teólogos e africanólogos ligados aos estudos básicos da religião africana.
O Aláàfin de Ọyọ, (rei de Ọyọ) é o líder
político da cultura yorubana, na realidade é o líder dos yorubás. Senta
no mesmo trono que seu ancestral Xangô ocupou. Representa o poder
ancestral dos conquistadores desta raça.
A Religião dos Yorubás
A religião tradicional yorubá envolve
adoração e respeito a Ọlọ́run ou Olódùmarè, o criador, dos Orixás e dos
antepassados, e cultuam 401 deidades; a maior parte desses Orixás são
figuras antropomorfas, que também são associadas com características
naturais. As pessoas rezam e fazem sacrifícios, de acordo com suas
necessidades e situação. Cada divindade tem suas regras, ritos e
sacrifícios próprios. Os yorubás rezam para os Orixás para intervenção
divina em suas vidas.
Ọlọ́run (o dono do céu), ou Olódùmarè é o
Deus supremo dos yorubás, ele é o criador, é invocado em benções e em
certas obrigações, mas nenhum santuário existe para ele, nenhum
sacerdócio organizado.
Os yorubás, também, crêem que os
antepassados interfiram diariamente nos eventos da terra. Em algumas
cidades são feitos, anualmente festivais, onde cada Egungun dança, e é
festejado. Como já vimos os yorubás, são um povo com uma cultura muito
rica. Eles superaram muitos obstáculos para alcançar o ponto que estão
hoje. Sua cultura e história podem ser vista ao longo do mundo,
especialmente as convicções religiosas, em outras palavras, os yorubás
são dos mais influentes povos do mundo.
Outra explicação que se faz a respeito do
aparecimento das divindades seria que Oxalá ou Obatalá, deus da criação
instalou seu reino em Ifé, lugar sagrado dos yorubás. Fala-se que
Obatalá tinha um irmão mais moço chamado Oduduwa, que ambicionava
executar as tarefas que Olódùmarè confiou a Obatalá e, para tanto, fez
um ëbö, contando com a colaboração de Exu, que armou uma cilada,
provocando muita sede em Obatalá, que se encontrava bastante cansado da
viagem. Ao se aproximar de uma palmeira, usando seu cajado, furou a dita
palmeira e bebeu o emu ( vinho de palma) que jorrava. Exausto
embriagou-se rapidamente e ali mesmo deitou e adormeceu. Oduduwa que
vinha de espreita na retaguarda, passou em sua frente, tornou-se
fundador dos povos yorubás.
Nascimento dos Yorubás
Outra formalidade importante yorubá é o
nascimento de uma pessoa. Dar nome a um filho envolve a comunidade
inteira, que participa dando boas vindas ao recém nascido, felicitando
os pais e fazendo pedidos em conjunto para que o filho tenha um futuro
feliz e afortunado.
A família, primeiramente, escolhe o nome
apropriado ao filho; o nome geralmente é escolhido de acordo com as
circunstancias do nascimento da criança, observando as tradições de
família e até fenômenos naturais que aconteceram em torno da nascimento
do bebê. Depois do nome selecionado, o pai ou um parente mais velho
anuncia o dia de dar o nome que é chamado Ikomojade. Tradicionalmente,
para meninos é um dia após o nascimento, para meninas é no sétimo dia e
para gêmeos de ambos os sexos, no oitavo dia de nascimento. Hoje em dia a
prática é feita no oitavo dia para todos os recém nascidos.
A cerimônia acontece ao ar livre, a criança
deve estar com os pés descalços, e á a primeira vez que ela tem contato
com os pés na terra, é a primeira vez que o filho sai fora de casa.
Todos os parentes e membros da comunidade têm interesse em dar boas
vindas ao recém nascido, cada pessoa trará dinheiro, roupas e outros
presentes tanto para o filho quanto para aos pais. As mulheres entregam
os presentes à mãe e os homens dão os presentes ao pai. Depois de todos
os presentes à mãe entrega o filho a um ancião, que exercerá os rituais;
é apropriado que um velho ancião seja o primeiro a guiar o filho.
Tudo começa quando um jarro de água é jogado
sobre o telhado, de forma que o recém nascido é seguro de baixo e
recebe no corpo a água que cairá de volta. Se o filho se manifesta
gritando é considerado de bom sinal, isto indica que ele veio para
ficar. A água é o primeiro dos muitos itens cerimoniais, seu uso reflete
a importância do filho para a família. Após o filho ser borrifado com
água o ancião sussurra o nome do recém nascido em seu ouvido; e molha
seu dedo na água e toca a fronte do bebê, e anuncia o nome escolhido em
voz alta para que todos ouçam. São colocadas as vasilhas contendo os
ingredientes necessários para continuação da formalidade; cada
ingrediente tendo um significado especial. A primeira vasilha consiste
em pimenta vermelha da qual o ancião dá uma prova ao pequeno filho. A
pimenta simboliza que o bebê será resoluto e terá comando acima das
forças da natureza. A pimenta então é distribuída para o gosto da
assembléia inteira; depois da pimenta o recém nascido experimenta água,
significando a pureza de corpo e espírito, que o deixará livre das
doenças; logo o ancião oferece sal ao bebê, que simboliza a sabedoria, a
inteligência; deseja-se que nunca lhe falte o sal, mas que sua vida não
seja salgada, que ele tenha felicidade e doçura na vida, que tenha uma
vida sem amargura; depois é oferecido óleo de palma (epô) que é tocado
com os dedos nos lábios do bebê, num desejo de potência e saúde. O filho
então saboreia mel, e o ancião pede que ele seja tão doce quanto mel,
para a família e para a comunidade, que tenha felicidade. Depois é
oferecido vinho, para que o filho tenha fartura e prosperidade na vida; e
finalmente o bebê recebe uma prova de noz de kola, simbolizando o
desejo para boa fortuna do filho. O ancião, ou particularmente o pai da
criança, pode adicionar mais ingredientes para fazer parte da
formalidade, pode ser objetos que representam as divindades que a
família cultua, como por exemplo se a deidade da família é Ogum, o pai
exige que uma faca ou espada seja usada na formalidade, e assim por
diante. O nascimento mais importante é de gêmeos (Ibejis), o nome do
primeiro nascido será Táíwo, e o segundo a nascer será chamado de
Kéhìndé; e o filho nascido depois de gêmeos será chamado de Idowu, este
nascimento é cercado de superstições.
Depois do item final ser distribuído para a
comunidade, começam as festividades, e todos comem e dançam numa grande
alegria que durará até a madrugada.
Os Yorubás e a morte
Os yorubás e muitos outros grupos africanos
acreditam que a vida e a morte alternam-se em ciclos, de tal modo que o
morto volta ao mundo dos vivos, reencarnando-se num novo membro da
própria família. São muitos os nomes yorubás que exprimem exatamente
esse retorno, como Babatundê, que quer dizer "o pai renasceu".
Para os yorubás, o mundo em que vivem os
seres humanos em contato com a natureza, chama-se de aiyê, e um mundo
sobrenatural, onde estão os Orixás, outras divindades e espíritos, é
chamado de orum. Quando alguém morre, seu espírito ou parte dele vai
para o orum, de onde pode retornar ao ayiê nascendo de novo.
Alguns espíritos são cultuados e se
manifestam nos festivais de egungun no corpo de sacerdotes que se
dedicam a esta parte do ritual africano, comandados pelo sacerdote chefe
chamado Babansìkù; nesta ocasião transitam entre os humanos, julgando
suas faltas, dando conselhos e resolvendo contendas e pendências de
interesse da comunidade. Assim como a sociedade egungun cultua os
antepassados masculinos do grupo, outra sociedade de mascarados, a
sociedade Gèlédé, se dedica a homenagear as mães ancestrais (as Iya
Nla).
Na concepção yorubá, existe a idéia do corpo
material, que chamam de ara, o qual se decompõe com a morte e é
reintegrado a natureza, por este motivo os sacerdotes antigos não
gostavam da idéia de serem enterrados, pós-morte, em outro lugar a não
ser direto na terra. A parte espiritual é formada de várias unidades
reunidas: 1º emi essência vital de cada pessoa que independe de seu
corpo físico e que sobrevive a morte deste, 2º o ori que é a
personalidade-destino, espécie de portão espiritual para o culto, é no
ori que reside à força principal de captação e re-emissão do axé, é
nesta região que se determina qualquer tipo de comportamento, onde se
pode reproduzir o conjunto de atitudes que correspondem às
características psicológicas de um orixá. É conseqüentemente no ori que
se manifesta o dupo que cada pessoa possui na natureza, o seu tipo de
comportamental cujas características advêm da humanização de uma energia
da natureza. 3º Elemi ou Eledá, a identidade sobrenatural ou identidade
de origem que liga a pessoa à natureza, ou seja, o Orixá pessoal e 4º o
espírito propriamente dito ou egun. Cada parte destas precisa ser
integrada no todo que forma a pessoa durante a vida, tendo cada um
destino diferente após a morte. O emi, sopro vital que vem de Ọlọ́run,
que está representado pela respiração, abandona o corpo material na hora
da morte, sendo reincorporado à massa coletiva que contém o principio
genérico e inesgotável da vida, força vital cósmica do deus-primordial
Olódùmarè. O emi nunca se perde e é constantemente reutilizado. O ori,
que nós chamamos de cabeça e que contém a individualidade e o destino,
desaparece com a morte, pois é único e pessoal, de modo que ninguém
herda o destino do outro. Cada vida será diferente, mesmo com a
reencarnação. O orixá individual, que define a origem mítica de cada
pessoa, retorna com a morte ao Orixá geral, do qual faz parte.
Finalmente o egun, que é a própria memória do vivo em sua passagem pelo
aiyê, vai para o Orun, podendo daí retornar, renascendo no seio da
própria família biológica. No caso do egun, os vivos podem cultuar sua
memória, que pode ser invocada através de um altar ou assentamento,
assim como se faz para os Orixás ou outras entidades espirituais.
Sacrifícios votivos são oferecidos ao egun que integra a linhagem dos
ancestrais da família ou da comunidade mais ampla. Representam as raízes
daquele grupo.
Na religião de origem africana, a morte de
um iniciado implica na realização de rituais funerários. O rito fúnebre é
denominado èrìsún (erissum) no Batuque do rio Grande do Sul, tendo como
principal fim, despachar o egun do morto, para que ele deixe o mundo
terreno e vá para o mundo espiritual. Como cada iniciado passa por ritos
e etapas iniciativas ao longo de toda a vida, os ritos funerários serão
tão mais complexos quanto mais tempo de iniciação o morto tiver. O rito
funerário é, pois, o desfazer de laços e compromissos e a liberação das
partes espirituais que constituem a pessoa, nesta cerimônia. os objetos
sagrados do morto são desfeitos, desagregados, quebrados, partidos e
despachados, cortando qualquer possibilidade de vínculo do egun com o
mundo terreno . Nestas obrigações, há cantos específicos e danças ,
sacrifícios e oferendas variadas ao egun e os Orixás ligados ritualmente
ao morto, várias divindades participam ativamente do rito funerário
através de transe. Nos rituais funerários da nação Ijexá, costuma-se
velar o corpo em casa, ou seja, no terreiro, onde há toques de tambores,
danças e cantigas apropriadas. A primeira providencia a ser tomada
pós-morte é despachar os Barás que pertenciam ao irúnmòle do falecido. O
ponto culminante do rito, é o èrìssùn, que acontece no sétimo dia.
Estes rituais variam de terreiro para terreiro, de nação para nação.
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